27/08/2024 - Jornal Opção
Por Raphael Bezerra
Após um período de testes entre os terminais Padre Pelágio e Novo Mundo, os ônibus elétricos agora operam nas extensões do Eixo Anhanguera de segunda a sábado.
O Governo de Goiás ampliou, nesta semana, a operação dos ônibus elétricos articulados no Eixo Anhanguera, estendendo o serviço para as cidades de Goianira e Trindade. Essa iniciativa faz parte do projeto Nova Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (Nova RMTC), que visa modernizar o transporte público na Região Metropolitana de Goiânia.
A operação dos novos veículos, que já atendiam a capital goiana, marca um avanço significativo no transporte público, contribuindo para a sustentabilidade ambiental e melhorando a experiência dos usuários. “Os usuários do transporte coletivo de Goiânia e Região Metropolitana já começam a perceber todas as melhorias que o Governo de Goiás está promovendo”, destacou o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.
Ele também ressaltou a importância do complemento tarifário, pago em parceria com as prefeituras de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Goianira, Trindade e Senador Canedo, para viabilizar esses benefícios.
Funcionamento
Após um período de testes entre os terminais Padre Pelágio e Novo Mundo, os ônibus elétricos agora operam nas extensões do Eixo Anhanguera de segunda a sábado, nos turnos matutino e vespertino, incluindo o terminal no Setor Vera Cruz, em Goiânia. A expansão para Senador Canedo também está prevista para os próximos dias, aguardando apenas ajustes em um ponto de embarque e desembarque no Setor Nova Morada.
Os veículos, da marca BYD, são articulados e possuem 23 metros de comprimento, com capacidade para transportar até 155 passageiros. Equipados com baterias de fosfato ferro lítio (LifePO4) e suspensão pneumática, os ônibus oferecem uma autonomia de aproximadamente 250 km com uma carga completa. Além disso, cada veículo elétrico evita a emissão de 184 toneladas de CO2 por ano, alinhando-se aos objetivos de sustentabilidade do governo estadual.
O projeto Nova RMTC também contempla a revitalização de terminais e estações do Eixo Anhanguera, como parte de um esforço mais amplo para modernizar a infraestrutura do transporte público na região. Recentemente, foram entregues 60 ônibus para o Sistema BRT, e várias estações e terminais já foram reformados ou estão em fase de obras.
Comentários
Postar um comentário