Goiânia


Histórico

Em 1936, trafegavam 4 ônibus adquiridos em São Paulo para as ligações internas da cidade.


Jornal de Notícias, 26/02/1959, p.6


Sistema Integrado de Transportes

No dia 10 de novembro de 1975, é criada a Empresa de Transporte Urbano do Estado de Goiás (Transurb), empresa de economia mista, tendo como acionista majoritário o Estado de Goiás.

No dia 21 de novembro de 1975,  o Governador Irapuan Costa Junior anuncia a possibilidade de implantação de uma linha de monotrilho em Goiânia, num prazo de 6 anos, ao longo da Avenida Anhanguera, com demanda diária prevista  de cerca de 290 mil passageiros. 

No entanto, em função do prazo de 2 anos para a construção das primeiras composições de  Monotrilho, foi lançado o plano de implantação do sistema feeder-bus, com linhas de ônibus convencionais circulando em faixas exclusivas, ao longo da Avenida Anhanguera, complementadas por linhas de ônibus alimentadoras. 

O sistema seria operado pela Transurb. A longo prazo, após a implantação do monotrilho, as linhas de ônibus feeder-bus do Eixo Anhanguera, seriam transferidas para corredores secundários.

No dia 22 de março de 1976, através da Lei nº 5.086, a Prefeitura de Goiânia delega  à Transurb as atribuições de poder concedente e de gerenciamento do sistema de transporte urbano da capital. 

Em 3 de abril de 1976,  é lançada a Concorrência Nº 03/76 da Transurb, para aquisição de 40 chassis para ônibus urbano, tipo Transurb. 


Jornal do Brasil (RJ), 26/05/1976


Em 9 de novembro de 1976, com a presença do presidente Ernesto Geisel, quando a cidade contava com cerca de 480 mil habitantes, é inaugurado o primeiro corredor exclusivo para transporte coletivo do Centro-Oeste, o Eixo Anhanguera, com 9 km de extensão, iniciando o processo de integração e racionalização da circulação dos ônibus na cidade, através da implantação de linhas trocais e alimentadoras, integradas através de bilhetagem manual.


Expresso do Eixo Anhanguera


A nova pista permitiu o aumento da velocidade comercial de 10/14 km/h para 17/20 km/h. O sistema começou a operar com 190 ônibus novos, sendo 40 expressos e 150 ônibus convencionais novos.  Foram pavimentadas 150 quilômetros de vias, para operação das linhas alimentadoras.

Goiânia tornou-se a segunda cidade do país a contar com sistema de transporte integrado, atrás somente da cidade de Curitiba, que inaugurou o Expresso, no Corredor Norte-Sul, em 1974.


Cruzamento das avenidas Anhanguera e Goiás por volta de 1976

Coleção Maicobuss


Em 1977, a  linha troncal do Eixo Anhanguera era operada com 36 ônibus, com mais 4 na reserva. Em janeiro de 1977, são adquiridos mais 6 ônibus, prevendo o aumento da demanda em função do fim das férias de verão. Em janeiro o sistema operava com 7 linhas integradas.


Transporte Moderno, maio 1977, p.52


Transporte Moderno, maio 1977, p.53

Linha Convencional em 1977



Em 1978, Goiânia foi a primeira cidade do país a receber para testes o protótipo do ônibus articulado Scania, que circulou na cidade durante  6 dias.

No dia 2 de dezembro de 1978, a Ciferal entrega  4 ônibus articulados à Transurb,   com chassi Scania B-111,  para operação no Eixo Anhanguera. 

O Globo, 03/12/1978


Em 1979, inauguração do quarto terminal de integração.


Articulado Scania B-111 com carroceria Ciferal  em 1979


Em 1980, é criada a Aglomeração Urbana de Goiânia, quando o município de Goiânia contava com 925 mil habitantes.

Em junho de 1980, a Transurb contava com 4 ônibus articulados em operação no Eixo Anhanguera. A empresa Araguaia também contava com 2 ônibus articulados, modelo rodoviário, com capacidade para 63 passageiros,  em operação na linha interestadual Goiânia – Brasília.


Divulgação em abril de 1980


No dia 23 de julho de 1980, através da Lei nº 9.940, o Governo do Estado de Goiás delega  à Transurb as atribuições de poder concedente e de gerenciamento do sistema de transporte urbano do Aglomerado Urbano de Goiânia.

Em junho de 1982, é inaugurado o corredor Norte-Sul, composto por faixas exclusivas junto ao canteiro central da Avenida Goiás.

Em novembro de 1982, a Empresa de Transportes Urbanos do Estado de Goiás – Transurb, adquire 36 ônibus Padron II Marcopolo volvo B58, com motor em posição horizontal,  para operação no Eixo Anhanguera. Cada carro tinha capacidade para 105 passageiros, sendo 47 sentados.

No dia 3 de dezembro de 1985, é inaugurado o Terminal Padre Pelágio, em cerimônia com a presença do governador Iris Rezende. O novo terminal passa a operar com 19 linhas urbana alimentadoras, incluindo linhas das cidades vizinhas de Goianira e Trindade.


Transporte Moderno, dezembro 1986
Transporte Moderno, dezembro 1986


Em março de 1987, uma equipe do Governo de Goiás, concluiu que os dois principais corredores da capital, o Eixo Anhanguera e Avenida Goiás, estariam saturadas até o ano 2000.  A equipe sugeria a implantação de um sistema de transporte de maior capacidade, como o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), descartando o Metrô.

Em 1987, as empresas particulares adquirem 110 ônibus convencionais. No ano seguinte, mais 52.

Em 1987, são inaugurados os terminais Bandeiras e Vila Brasília. No ano seguinte é entregue o Terminal Cruzeiro do Sul.

Em 1987, são criadas 5 novas linhas troncais. No ano seguinte, mais 5.

Em 1988, é lançada a construção do Terminal Novo Mundo.

Em dezembro de 1988, é concluído o projeto básico da linha de VLT, elaborado pelo consórcio Enefer Protran.

Em 1988, a Transurb adquire 11 ônibus articulados e 3 ônibus de dois andares, fabricados pela Thamco, em São Paulo.

Em 1989, o Sistema Integrado de Transporte Urbano (SITU) era formado pela Transurb e por mais 6 empresas particulares:

Auto Viação Goianésia Ltda.
Guarany Transportes e Turismo Ltda.
HP Transporte Coletivo Ltda.
Viação Paraúna Ltda.
Viação Rápido Araguaia Ltda.
Viação Reunidas Ltda.

Em 31/12/1988, as 7 empresas juntas contavam com 813 veículos, sendo 795 convencionais, 15 articulados e 3 ônibus de dois andares. Explorando 144 linhas e transportando diariamente cerca de 800 mil passageiros.


Década de 1980


Em 1989, são inaugurados 4 novos terminais de integração. 

Em 1990 é inaugurado o nono terminal de integração. Em 1995 a cidade de Goiânia recebe 350 ônibus novos.

Em 1993, segundo o Anuário da ANTP, o sistema de ônibus municipal contava com 7 empresas privadas, uma pública e  180 linhas, sendo 48 convencionais, 13 troncais e 119 alimentadoras, 10 terminais de integração e frota patrimonial de 1.058 ônibus, sendo 306 tipo Padron com duas portas, 219 Padron com 3 portas, 17 articulados, 476 convencionais e 40 de outros tipos.

Em 1997, início da operação do sistema de bilhetagem eletrônico, tornando-se uma das primeiras capitais a adotar tal melhoramento.

No dia 29 de dezembro de 1997, cisão da Transurb e criação do Metrobus, uma empresa de economia mista cujo principal acionista era o Governo do Estado de Goiás.

Em 1998, conclusão da reforma do Corredor Anhanguera, que ganha pista central segregada e plataformas para embarque e desembarque no mesmo nível do piso dos ônibus. Trata-se da quarta cidade do país a adotar o embarque em nível, atrás somente das cidades de São Paulo(1991), Curitiba(1991) e Criciúma(1997).

Em setembro de 1998, entrega de 80 novos ônibus articulados Caio, montados sobre chassis B-10M - EDC Volvo.


Ônibus biartiuclado no Eixo Anhanguera  em 2008
Divulgação Volvo


Em 1999, criação da Região Metropolitana de Goiânia. No mesmo ano é criado o sistema transporte alternativo. O cadastro e a regulamentação básica do transporte alternativo é elaborada em 2000.

No dia 11 de novembro de 1999, através da Lei 13.550, a Transurb entra em processo de liquidação, concluído somente em junho de 2016.

Em 1999, a Viação Rápido Araguaia adquire 80 ônibus Scania, sendo 35 unidades  com chassi L 94 de piso baixo, e 45 com chassi F94, de motor dianteiro. 

Em 2001, lançamento do Plano de Reestruturação do SIT-RMC, com a criação do Getrans.

No dia 5 de julho de 2001, inauguração do Araguaia Shopping, no prédio do terminal rodoviário interestadual.

Em 2002, início da reestruturação do sistema municipal com a divisão da operação em zonas de operação: a primeira, a bacia Terminal Isidória/Parque Ateneu,   criada em maio, a segunda, a bacia Terminal Cruzeiro/ Veiga Jardim, em junho, e a terceira zona, a bacia  Terminal Vila Brasília, criada em setembro.

Em dezembro de 2004, com subsídio do Governo do Estado, a tarifa do Eixo Anhanguera é reajustada de R$ 1,50 para R$ 0,75. Em junho de 2005 a tarifa cai para R$ 0,50, e em outubro para R$ 0,45. A tarifa subsidiada foi entregue como presente de Natal.

Em 2005, o Metrobus compra cinco ônibus biarticulados modelo Caio Top Bus. Volvo B12M, com ar-condicionado. Receberam a numeração 097, 098, 099, 100 e 101. Goiânia torna-se a terceira cidade do país a operar biarticulados, atrás somente das cidades de Curitiba(1992) e São Paulo. Mais tarde, em 2010, Campinas torna-se a quarta cidade do país a adotar tal veículo.

Demanda diária do Eixo Anhanguera

2004/dezembro - 82 mil
2005/ janeiro - 110 mil
2006/janeiro -  160 mil
2006/março - 180 mil
2010/abril  - 200 mil

O Metrobus, operadora do Eixo Anhanguera,  contava com 101 ônibus articulados e 5 biarticulados, transportando uma média de 180 mil passageiros/dia. Os terminais do Eixo eram administrados pela Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC).

Em abril de 2005, a tarifa do Eixo Anhanguera que custava 25% da tarifa convencional passa para 50%. A tarifa sobre de R$ 0,45 para R$ 1,00.   

No dia 11 de dezembro de 2005, entrega da reforma da Plataforma  Iguego.

No dia 5 de outubro de 2009, início da integração temporal, de duas horas, em todas as linhas de ônibus do município de Goiânia, através de sistema de bilhetagem eletrônico (Cartão Integração).

Em outubro de 2009, demolição do terminal Bandeiras para reforma. O  mesmo seria feito com o terminal Garavelo.


Divulgação em abril de 2009


Em fevereiro de 2010, passageiros protestam contra a superlotação e falta de ônibus. Em abril a tarifa do Eixo Anhanguera sobre de R$ 1,00 para R$ 1,15. O Estado gastava  6,5 milhões de reais por mês para manter o subsídio da passagem.

Em abril de 2010, o Eixo Anhanguera operava no limite de sua capacidade, com veículos e terminais superlotados. Em função do subsídio da tarifa, desde dezembro de 2004, a demanda passou de 80 mil para 200 mil passageiros/dia.  A maior parte da frota foi fabricada em 1998.

Em julho de 2015, início das obras de construção do BRT Norte-Sul, inicialmente na Avenida Goiás, com previsão de entrega para 2017.

Em abril de 2016, início da operação do sistema de vídeo monitoramento nas plataformas do Eixo Anhanguera.

No dia 23 de junho de 2016, início da operação de painéis eletrônicos, nos pontos de ônibus, informando o tempo de espera dos ônibus.

No dia 17 de abril de 2017, início da operação da Linha direta 115 (Terminal Padre Pelágio – Terminal Vera Cruz), pelo Eixo Anhanguera, com horário de funcionamento somente no horário de pico da tarde,  das 16h30 às 19h45, com serviço de passageiros  apenas no sentido Terminal Vera Cruz.

No dia 27 de junho de 2017, é inaugurado o Aparecida Shopping, no município de Aparecida de Goiânia, inicialmente com 125 lojas.

Em julho de 2017, é paralisada a obra de construção do BRT Norte – Sul. As obras já haviam sido interrompidas entre novembro de 2016 e abril de 2017, por causa de uma dívida de R$ 11 milhões.

No dia 22 de setembro de 2019, início da operação do terminal Isidória em local provisório.

Entre 2000 e 2020, a população da capital passa de 1,7 milhão para 2,6 milhões de habitantes.

Em 14 de junho de 2021, é liberado ao tráfego o  trecho da Avenida Goiás, entre a Praça Cívica e a Avenida Anhanguera, interditado desde o dia 26 de abril de 2021 para obras do BRT Norte-Sul.

Em 24 de outubro de 2021, é inaugurado o primeiro trecho do BRT Norte-Sul, no dia do aniversário da cidade de Goiânia, fundada em 1933. 

Em novembro de 2021, é divulgado o modelo dos ônibus do BRT Norte-Sul, o Caio Induscar Millennium Padron com capacidade para 102 passageiros, sendo 48 sentados, adquiridos pelas empresas Rápido Araguaia e pela Viação Reunidas que já operavam no sistema de transporte de coletivo da capital.


Caio Induscar Millennium


Em 25 de julho de 2022, é inaugurado o novo Terminal Isidória com área de 7,9 mil metros quadrados, o triplo do antigo terminal. As obras, orçadas em R$ 19,5 milhões, foram iniciadas em fevereiro de 2020.


Novo Terminal Isidória em julho de 2022
Divulgação


Em 11 de outubro de 2022, o Tribunal de Contas do Estado aprovou o aluguel de 114 ônibus elétricos para o Eixo Anhanguera por R$ 1,46 bilhão. O valor mensal do aluguel de cada ônibus seria de R$ 69,594,84. O pregão eletrônico foi realizado em 27 de março de 2023, sem aparecer nenhum interessado.

Trechos do BRT Norte-sul

Trecho 1 - Terminal Isidória - Terminal Cruzeiro do Sul
Trecho 2 - Terminal Isidória - Terminal Recanto do Bosque

Primeiros novos terminais do BRT Norte-Sul: Isidória, Recanto do Bosque, Paulo Garcia e Hailé Pinheiro.

Em 15 de setembro de 2023, é inaugurado o Terminal Hailé Pinheiro, a última estação concluída da Avenida Perimetral Norte do Corredor Norte-Sul.

O BRT Norte-Sul foi projetado em 2013, licitado em 2014 e as obras foram iniciadas em 2015, com previsão de entrega para 2020. As obras, no entanto, foram paralisadas em 2017 em função do Tribunal de Contas da União (TCU) ter detectado irregularidades no processo de licitação do trecho entre os terminais Isidória e Cruzeiro. Além disso a obra já estava sendo tocada lentamente.


Obras do BRT Norte-Sul em janeiro de 2024
Foto Divulgação Prefeitura

BRT Norte-Sul em março de 2024
Foto Secom
Para ampliar clique na imagem

Em 24 de fevereiro de 2024 foi entregue o primeiro ônibus elétrico
Carro BYD D11B / Marcopolo Attivi Express

Divulgação em março de 2024

Divulgação em março de 2024

Ônibus elétrico em testes no Eixo Anhanguera em março de 2024
Foto Edinan Ferreira


Mapa - BRT e Terminais de Goiânia



REFERÊNCIAS:

Uma cidade que surge. Excelsior. Rio de Janeiro. Junho 1936. p.444.

SANTANA, Mariza. Goiânia e seus ônibus de dois andares. TV Brasil Central. 1988.

Transurb Empresa de Transporte Urbano do Estado de Goiás, Demonstrações Financeiras em 31/12/1988. 

Revista Construção, nº 270. fevereiro 1989.

80 Scania para o Rápido Araguaia. Revista Abrati. 1999, junho. Página 36.

Eixo Anhanguera à beira do colapso. O Popular. 2010, maio, 4. Cidades, página 4.

Goiânia ganha nova Rodoviária. Correio Braziliense. Brasília. 4 dezembro 1985. p.6.

MARQUES, Jessica. Trecho 2 do BRT Norte-Sul será inaugurado no aniversário de Goiânia (GO). Diário do Transporte. 22 agosto 2021.

Millennium marca Caio é o escolhido para operar no novo BRT Norte-Sul, em Goiânia. Acontece Botucatu. 14 novembro 2021.

ADREAZZA, Mario. Obras que se arrastam há seis anos foram abandonadas pela empresa responsável. G5 News. 25 dezembro 2021.

Prefeitura de Goiânia inaugura novo Terminal Isidória. A Redação. 24 julho 2022.

VANDRÉ, Abreu. Licitação para ônibus elétricos é fechada sem interessados. O Popular. 27 março 2023.

VERA, Fabrício. BRT estará funcionando ainda na minha gestão, diz prefeito Rogério Cruz. Jornal Opção. 24 janeiro 2024.