Goiânia: Metrobus investe na expansão e qualidade do transporte de massa

28/12/2011 - Metrobus

A Metrobus assinou, em 2011, o novo contrato da concessão de prestação de serviços de transporte coletivo urbano na linha Eixo Anhanguera por mais 20 anos com a Prefeitura de Goiânia. A empresa comprou 90 novos ônibus, sendo 60 articulados e 30 biarticulados, com investimentos de R$ 87 milhões. A aquisição da nova frota aumentou em 20% a capacidade de transporte, melhor atendendo aos 240 mil passageiros que passam todo dia pelo Eixo.

Os cinco terminais e as 19 plataformas contam, desde 1º de setembro, com serviço de segurança. Nas plataformas a vigilância começa às 5 horas da manhã e vai até meia-noite. Nos terminais a equipe de segurança trabalha 24 horas. Câmeras de vigilância estão sendo instaladas nas plataformas - seis em cada estação – e o serviço será instalado também nos terminais. Quando o sistema estiver completo, a vigilância eletrônica contará com uma central de monitoramento on-line.

Pesquisa com os usuários do Eixo Anhanguera constatou que a maior reivindicação era a organização das filas de embarque. A Metrobus então implantou o Embarque Cidadão. Com este serviço, a empresa resolve o alvo de maior reclamação dos 240 mil passageiros/dia. Os terminais Padre Pelágio, Novo Mundo e Dergo já contam com os Embarques Cidadão e Solidário. Os próximos terminais a receber o serviço serão os da Praça A e Praça da Bíblia.

Os 270 motoristas da Metrobus passaram pelo curso de Atualização de Motoristas de Transporte de Passageiro. Foram 20 horas de treinamento. Os motoristas tiveram aulas de relacionamento interpessoal, conduta ética no trânsito, direção defensiva, legislação de trânsito e primeiros socorros. O objetivo foi atender ao processo de melhoria geral do Eixo, com foco especial na qualificação do motorista, que é o cartão de visita da empresa e o principal suporte da Metrobus no atendimento qualificado ao cliente/usuário, que é a prioridade da empresa.

Extensão

A Metrobus elaborou um projeto de extensão do Eixo Anhanguera, em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Goiânia, que prevê a extensão do Eixo nas direções Oeste, no sentido Trindade até o Conjunto Vera Cruz; Noroeste, no sentido Goianira, até a Vila Mutirão; e Leste no sentido Senador Canedo, trazendo mais 20 quilômetros, mais que dobrando a atual extensão operada pela Metrobus. As obras devem começar no início de 2012.

Estão sendo realizadas as reformas das 19 plataformas e dos gradis de proteção do corredor dos ônibus no Eixo Anhanguera. Vão ser investidos R$ 651 mil nas obras. Estão em elaboração os editais para a reforma dos terminais da Praça da Bíblia e Padre Pelágio.