Nova frota do Eixão chega a 32 ônibus

08/10/2011 - 0 Hoje

Desde ontem, mais 21 ônibus articulados e biarticulados estão em circulação no Eixo Anhanguera, totalizando 32 veículos novos. Segundo a Metrobus, até a segunda quinzena de novembro, toda a frota do eixo – 90 veículos, que transportam 240 mil usuários por dia – vai ser substituída pelos novos ônibus. A troca ocorre de forma gradativa e a primeira leva ocorreu no dia 6 de setembro, quando 11 veículos antigos deixaram de circular.


Presidente da Metrobus, Carlos Maranhão afirma que a troca já provocou impactos positivos no atendimento aos usuários e também na redução dos custos de operação do sistema. Segundo ele, já ocorre a redução nos gastos com a manutenção dos ônibus. A estimativa é que o custo médio era de R$ 600 mil mensais para manter os ônibus em condições de tráfego e que a redução chega a 30%.

A Metrobus efetuou a compra de 30 ônibus biarticulados e 60 articulados, gastando, ao todo R$ 87 milhões na renovação da frota, adquirida do consórcio das empresas Suécia/San Marino. A empresa estatal também promete a reforma das 19 plataformas de embarque e desembarque e a troca de todo o pavimento dos 14 km da pista central da Avenida Anhanguera, por onde circulam os ônibus. As licitações acontecem este mês, nos dias 13, para as plataformas, e 18, para o pavimento.

Fonte: O Hoje (http://www.ohoje.com.br/cidades/08-10-2011-nova-frota-do-eixao-chega-a-32-onibus/)