GO já tem maior ônibus do mundo
SEG, 05 DE SETEMBRO DE 2011 15:15 ESCRITO POR REDAÇÃO WEBTRANSPO - FOTOS: DIVULGAÇÃO 0 COMENTÁRIOS

Cidades adotam novo sistema Mega BRT

Modelos foram entregues na semana passada

Transportar um maior volume de pessoas em menos tempo. Esta é a proposta das fabricantes de ônibus para atender a futura demanda de passageiros. Já viraram corriqueiros os lançamentos de modelos “gigantes” com capacidade para mais de 200 usuários.

Curitiba (PR) foi a primeira a receber em 1992 veículos com 25 metros e, em julho passado, colocou em operação modelos de 28 metros. Agora, a cidade de Goiânia (GO) também anuncia a entrada em operação de unidade idêntica, considerado o maior ônibus do mundo.

Trata-se dos chamados Mega BRT, encarroçados pela Neobus. A prefeitura da capital, em conjunto com a Metrobus – responsável pelo transporte urbano – adquiriu 30 ônibus biarticulados de 28 metros e 60 articulados, com 21 metros de comprimento, montados em cima de chassis produzidos pela Volvo.

Os novos ônibus começaram a ser entregues semana passada. Eles irão circular no corredor Anhanguera, que já está preparado para receber veículos deste porte.

Ligeirão já roda em Curitiba250 pessoas

De acordo com a prefeitura de Curitiba, os modelos biarticulados permitem o transporte de mais passageiros. Enquanto os coletivos garantem o embarque de até 180 usuários por viagem, os novos carros permitem o deslocamento de até 250 passageiros por viagem – um ganho de capacidade real de cerca de 47%.

Em março do ano passado, a cidade de São Paulo havia recebido, também da Volvo, um lote de 100 ônibus B9Salf, capacitados para mais de 200 passageiros.

Na época, a justificativa para a integração foi “a capacidade de transporte de 100 ônibus biarticulados é de 20 mil pessoas por dia, enquanto que para chegar a esse número são necessários algo perto de 14 mil veículos nas ruas”.

Encarroçada pela Caio Induscar – que também pertence ao Grupo Ruas - a centena de ônibus está sendo utilizada nas frotas das empresas Campo Belo, Cidade Dutra, Via Sul e Vip.