Anápolis: Questão do Terminal Urbano II está perto do fim

Um dos as sun tos mais es pi nho sos e ge ra do res de po lê mi ca so bre o se tor de tran spor te co le­ti vo em Aná po lis pa re ce es tar sen do en ca mi­nha do pa ra uma so lu ção de fi ni ti va. No dia 13 de se tem bro, o Su pe ri or Tri bu nal de Jus ti ça (STJ) irá jul gar re cur so de agra vo de ins tru­men to im pe tra do pe la em pre sa Tran spor te Co­le ti vo de Aná po lis (TCA). O mo ti vo é a lo ca li­za ção do Ter mi nal Ur ba no si tu a do ao la do da Pra ça do Avi ão, tam bém co nhe ci do co mo Ter­mi nal II.

O as sun to vem sen do al vo de de ci sões por par­te do Po der Ju di ci á rio des de 2006. Em um pri­mei ro jul ga men to, re a li za do em se de de ação ci vil pú bli ca, o ju iz Se bas ti ão Jo sé de As sis Ne­to pro fe riu, há dois anos, de ci são con trá ria à da con ces sio ná ria do ser vi ço re la ti vo a tran­spor te co le ti vo em Aná po lis. A sen ten ça foi con va li da da pe lo Tri bu nal de Jus ti ça (TJ). Nos ter mos da de ci são, a TCA te ria pra zo de dois anos pa ra re ti rar as ins ta la ções do Ter mi nal II de sua atu al lo ca li za ção.

A em pre sa en trou com re cur so de agra vo de ins tru men to, que atu al men te aguar da de ci são na cor te na ci o nal su pre ma pa ra as sun tos in fra­cons ti tu ci o nais, ou se ja, que não tra tam de ma té ria es tri ta men te cons ti tu ci o nal, cu ja com pe tên cia ori gi ná ria per ten ce ao Su pe ri or Tri bu nal Fe de ral (STF), a mais al ta cor te do or de na men to ju rí di co bra si lei ro.

Des de que en trou pa ra a pau ta de dis cus sões en tre re pre sen tan tes dos se to res in te res sa dos, o te ma tem en vol vi do to da a so ci e da de ana po­li na. En tre os usu á rios do sis te ma de tran spor­te co le ti vo do mu ni cí pio, há di vi são de opi ni­ões. Al guns acre di tam que a per ma nên cia das ins ta la ções on de es tão fa ci li tam o flu xo, uma vez que se ria mais fá cil o des lo ca men to pri­mei ra men te pa ra o Cen tro da ci da de e de pois pa ra sub-es ta ções ali men ta do ras nos bair ros.

Quem de fen de a sa í da do Ter mi nal II da Área Cen tral afir ma que o mo de lo atu al já não cor­res pon de nem à con fi gu ra ção do ter ri tó rio fí si­co da ci da de que exis te ho je, com uma man­cha ur ba na ain da em fa se de ex pan são, nem às no vas res tri ções que a ma lha vi á ria da ci da de apre sen ta pa ra um trân si to mais flui do. Há aque les que cul pam o ex ces so de ve í cu los gran des e pe sa dos, co mo os ôni bus, pe la len ti­dão no trân si to. A so lu ção apre sen ta da por es­sa cor ren te de opi ni ão é aque la de uma re de de su bes ta ções com li ga ção di re ta nos pon tos de mai or flu xo de pes so as, do ti po in ter bair­ros, com um ter mi nal ur ba no pa ra cen tra li zar o flu xo de ve í cu los mais afas ta do da Área Cen­tral.

De acor do com o ge ren te de Lo gís ti ca da TCA, Da ni el Car va lho, a mu dan ça do Ter mi nal II da Área Cen tral re pre sen ta ria um re vés em ter­mos de ci da da nia. "A exis tên cia do Ter mi nal no Cen tro ga ran te um aces so mui to mais fa ci li ta­do das pes so as, não im por ta em que bair ro mo ram, ao Cen tro", sa li en ta. Ele acres cen ta que, con tra ri a men te a ci da des que já co nhe­ce ram pro ces so de de sen vol vi men to de au to­su fi ci ên cia, o Cen tro de Aná po lis ain da é a prin ci pal área de con ta to en tre o co mér cio lo­cal e o mer ca do de con su mo.

Se gun do o eco no mis ta Ál va ro Vaz, em ci da des com es se ti po de con fi gu ra ção qual quer au­men to dos cus tos de tran spor te sig ni fi ca ria um re vés pa ra a ci da da nia. "O aces so fa ci li ta do ao Cen tro de Aná po lis por aque les que não pos su­em au to mó vel é o que ga ran te não só o di rei to ao con su mo quan to um gran de nú me ro de co­mer cian tes que atuam nes se se tor que cha ma­mos de ter ci á rio in fe ri or, que aten de ao con­su mo de gru pos com me nor fai xa de ren da", ana li sa.

Mas a po lê mi ca não pa ra por aí. Gran de par te dos de fen so res da re ti ra da do Ter mi nal II das pro xi mi da des da Pra ça do Avi ão afir ma que sua exis tên cia im pe de uma mai or va lo ri za ção de um dos mais im por tan tes pré di os his tó ri cos da ci da de, o da Es ta ção de Trem, eri gi da du ran te a dé ca da de 1930 e con si de ra da mar co de um pe rí o do na his tó ria do mu ni cí pio cha ma do de Pri mei ra Era Lo gís ti ca. A po si ção ofi ci al da TCA é de que o pré dio, on de es tá, é vis to por uma quan ti da de di á ria de pes so as que va ria en tre os 11 mil e os 14 mil e que de ou tra for ma ele di fi cil men te se ria vis to por um vo lu me tão gran de de pes so as.

Os crí ti cos des sa po si ção, por ou tro la do, afir­mam que o pré dio da Es ta ção de Trem não vem cum prin do su as fun ções, ou os atri bu tos que po de ri am ser-lhe con fe ri dos ca so in te gras­se um es pa ço es pe ci al men te de di ca do a ati vi­da des cul tu ra is. A idéia ga nha cor po en tre pro­mo to res cul tu ra is, ar qui te tos e de fen so res do pa tri mô nio his tó ri co, exis tin do até mes mo pro­je tos pa ra que to da a área se ja trans for ma da em um com ple xo des ti na do a abri gar ca fés, bi­bli o te cas se to ri ais, um an fi te a tro e até mes mo um cen tro de ar qui vos pú bli cos de ca rá ter his­tó ri co, fun ção pa ra a qual o pré dio da Es ta ção te ria ins ta la ções con si de ra das ide ais.

O pro ces so que de ve ter sua de ci são fi nal pro­fe ri da no dia 13 de se tem bro cor re em se gre do de jus ti ça, mas fon tes con sul ta das pe la re por­ta gem da Tri bu na de Aná po lis que pre fe ri ram não se iden ti fi car in for mam que a ten dên cia é pa ra a ma nu ten ção das de ci sões pro fe ri das tan to pe la cor te com se de em Aná po lis quan to pe lo TJ go i a no.

Fonte: Tribuna de Anápolis(http://www.tribunadeanapolis.com.br/component/content/article/25-cidade/1633-questao-do-terminal-esta-perto-do-fim)
Postado por Rafael Martins às 18:47
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