Metrobus pode perder direito à concessão do Eixo Anhanguera

18/05/2010 - Diário da Manhã - Catherine Moraes

A Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC), se reunirá hoje, a partir das 8h30 para decidir, ou não a permanência da empresa Metrobus no Eixo Anhanguera. A reunião acontecerá na Secretaria das Cidades, no 7º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Paralelamente à reunião haverá uma manifestação pública que conta com o apoio dos empregados da Metrobus em frente ao Palácio. 

Por meio de panfletos, a Associação dos Empregados da Metrobus convocou a população a participar da manifestação, a favor da empresa e contra uma provável licitação que remanejaria o controle da linha, para a iniciativa privada. Os direitos sobre a linha, pela estatal, terminam no fim de 2010. A empresa quer então, a prorrogação por mais 20 anos. A Metrobus afirma que caso o remanejamento seja feito, as passagens poderiam aumentar de preço já que acabaria o subsídio do governo sobre as passagens. 

Participam da reunião o secretário das Cidades e presidente da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo 
Paulo Gonçalves, os prefeitos de Goiânia, Paulo Garcia; de Aparecida, Maguito Vilela; de Senador Canedo,Túlio Sérvio Barbosa; o deputado estadual José Nelto; os presidentes da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR), José de Paula Morais; da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), Marcos Massad; da Agência Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (AMT), Miguel Tiago Ribeiro e o secretário municipal de Planejamento, Luiz Alberto.