Usuários do Eixo Anhanguera recebem o maior e mais moderno ônibus do mundo



28/09/2005 - Metrobus

O projeto de melhoria do acesso das populações de baixa renda ao transporte coletivo está sendo concretizado em Goiânia. Depois de reduzir em dois terços o valor da passagem no principal corredor de transporte urbano de passageiros da capital, começam a circular, nos 14 quilômetros do Eixo Anhanguera, os cinco ônibus biarticulados adquiridos pelo governo de Goiás, através da empresa de transporte coletivo Metrobus.
         
Com aparelhos de ar condicionados instalados sob encomenda do governador Marconi Perillo os veículos são os mais modernos em termos de tecnologia existentes hoje em todo o mundo. Os novos ônibus têm 28 metros de comprimento, os maiores veículos sobre rodas para o transporte público de passageiros utilizado nas grandes cidades. Com design futurista o modelo tem duas articulações, motor central e cabine do motorista também no centro do veículo.
         
Todos foram devidamente adaptados para a estrutura física dos terminais e estações de embarque e desembarque do Eixo. As quatro portas, localizadas no lado esquerdo do veículo posicionam-se a 90 centímetros de altura no mesmo nível das plataformas.

                                    
            Com bancos estofados, os ônibus foram projetados para garantir o maior conforto possível dos passageiros. O número de assentos também foi aumentado para permitir o transporte de mais passageiros sentados. A altura dos corrimões está adaptada à estatura média do brasileiro, além de possuírem alças flexíveis que favorecem o apoio e o deslocamento das pessoas dentro do veículo.

                     Todos os Biarticulados possuem ar condicionado             Poltronas estofadas
Atendendo à solicitação da Metrobus os fabricantes incluíram espaços destinados aos usuários cadeirantes com cintos de segurança para fixar as cadeiras de rodas. Assim como em toda a frota de veículos da Metrobus os biarticulados têm piso taraflex antiderrapante.
A compra de ônibus biarticulados foi apoiada em criteriosos estudos técnicos que apontaram vantagens dos pontos de vista econômico-financeiro, operacionais e ambientais. Mesmo exigindo investimentos maiores, o custo por passageiro transportado é menor que nos ônibus convencionais e articulados, por transportar mais pessoas por viagem. Ao todo é possível transportar quase 300 usuários ao mesmo tempo. Isso significa também menos veículos nas ruas e, conseqüentemente, menos emissão de poluentes.