quarta-feira, 5 de maio de 2010

Novos ônibus biarticulados Volvo contam com transmissão automática


2/10/2005

Tecnologia

30/9/2005 - Os novos ônibus biarticulados Volvo B12M recém-adquiridos pela empresa de transporte coletivo Metrobus, de Goiás, são equipados com transmissão automática de seis marchas Ecomat 2Plus (foto), produzida pelo Grupo ZF na América do Sul, em Sorocaba (SP).

Os veículos irão circular nos 14 quilômetros do Eixo Anhanguera, principal linha do transporte coletivo de Goiânia.
Diferenciais - De acordo com a fabricante, a transmissão com seis marchas possibilita a redução do consumo de combustível devido ao regime de operação do motor em rotações menores e reduz significativamente os custos operacionais. Para os motoristas, o benefício do uso da transmissão automática fica por conta da redução do desgaste físico causado pelas trocas de marchas.

Com design futurista, os ônibus biarticulados Volvo B12M têm cerca de 27 metros de comprimento, cabine do motorista centralizada e motorização eletrônica. O software da transmissão comunica-se eletronicamente com o motor para realizar as trocas de marchas no momento ideal, considerando rotação, velocidade do veículo e topografia da região. Oferece ainda seis opções de programas de troca de marchas, de acordo com o trajeto a ser percorrido.

A transmissão ZF Ecomat possui também sistema retardador hidrodinâmico integrado, que auxilia na frenagem por meio da redução da velocidade do veículo hidraulicamente, sem a utilização do sistema de freios. Dessa forma, a transmissão prolonga a vida útil dos freios e pneus, diminuindo também a fuligem produzida durante as frenagens.

Outro destaque da transmissão automática ZF Ecomat é a embreagem de “lock-up” integrada ao conversor de torque. Esse tipo de embreagem interna faz um acoplamento entre a transmissão e o motor em determinadas condições. Isso diminui a perda de energia no sistema e contribui para uma melhora no consumo de combustível. Os ônibus biarticulados Volvo B12M também são equipados com mecanismo de direção produzido pela ZF Sistemas de Direção e barras de direção, de ligação e de reação fornecidas pela divisão ZF Lemförder.
 
 
Por Canal do Transporte

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